Um dos fatos mais conhecidos da vida de Israel é sem dúvida, a sua extraordinária e memorável saída do Egito. Não é por acaso que neste período declarado de quatrocentos e trinta anos (Ex.12:40), o aperto e a prisão parecia não ter fim, mas Deus com mão forte fez sair do Egito o seu povo.
Deus foi o primeiro a se interessar pela saída do povo. As propostas de Faraó em manter o povo no Egito não foram aceitas, pois quando o assunto é saída, ou saí de uma vez ou não se brinca de sair.
Deus não brinca quando o assunto é promover uma saída. Se para mais de um milhão de pessoas aconteceu uma das maiores libertações o que Ele não pode fazer por nós?
Israel viu em seus dias muitas maneiras que Deus pôde promover uma saída. Com a liberdade do povo em caminhar pelo deserto, algo inusitado acontece: Deus os coloca em um caminho sem Saída!
Alguém chegou a dizer “Porque nos tiraste de lá do Egito, para morremos aqui, onde nem temos sepulcro? Pense um pouco: Em outras palavras diziam: Estava “melhor lá”, e olha só onde nos trouxeste? Disseram a Moisés.
Não são poucas ás vezes que nos assemelhamos ao povo, e como nos assemelhamos? Nos assemelhamos desconfiando, pensando que o poder Dele é limitado, que não é todo dia que haverá saídas.
Lá estava o povo, aos lados montanhas, atrás o exercito de Faraó alcançando e a frente o mar vermelho. O que é isto se não um beco sem saída?
Porque nos sentimos tantas vezes em becos sem saída?
Ao redor há um grande cerco, mas veja: não há perigo de cima. Deus está em cima, Sua visão da saída é melhor, e para este ângulo(se bem que Deus não precisa de ângulo para ver) ninguém melhor do que Ele para enxergar uma saída, e sabe; em tudo isto o que é mais surpreendente, Ele viu que a saída estava em um gesto de Moisés.
A Moisés, Deus disse: Não é hora de clamar é hora de marchar, toca nas águas. E assim foi, o que era um beco sem saída, abriu a mais bela de todas as saídas.
As saídas Deus são inexplicáveis, São muros de águas como o do mar vermelho, ou são muros que são como águas que caem como cataratas como assim aconteceu com as muralhas de Jericó.
O que importa é guardar que Deus é o autor das saídas mais inexplicáveis; porém algumas delas estão mais perto de nós do que imaginamos, pois, basta uma atitude ligada ao coração de Deus, cumprir-se-á Pv.4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida”.
Haverá saídas extraordinárias que Deus nos fará sentir no coração.
Deus tem uma saída, mesmo quando o beco é sem saída.
Agora, para se ver ás saídas apenas não nos esqueçamos de alguns detalhes:
1-Não culpe ninguém pela situação que vive.
2-Não ignore até onde Deus lhe fez e permitiu chegar e estar.
3-Use seu crédito com Deus, pois a resposta está com aquele que é chegado de Deus.
4-Viva a benção da entrada, mas não esqueça do Autor das Saídas: Deus.
Celebremos a entrada na graça.
Regozijemo-nos com a saída das trevas para a Sua maravilhosa luz.
Adoremos o Deus que não tem problema quando o assunto é: A Saída.
Sl.121:7-8; 122:1 “O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!”
Fernando Cardoso