07/06/2013

COMO OS VALENTES DE DAVI

IISm.23:8ª “Estes são os nomes dos valentes que Davi teve:...”.

Intr. Não há ninguém que não deseja ser como alguém que já passou na história Bíblica, talvez, ser como Davi, Samuel etc..., porém vale lembrar que só houve um Davi, um Samuel etc..., Deus não nos chamou para sermos alguém que já passou, mas, para sermos alguém que entre em seu plano para sua glória. Deus tem um plano para cada criatura, e em cada um Ele quer revelar o seu poder, foi o caso de Davi, venceu inúmeras batalhas; porém, vale notar duas coisas importantes: Deus era com ele e Deus enviou pessoas para o apoiar fortemente no seu reino que a Bíblia chama de valentes.

1.       AS CARACTERISTAS DOS VALENTES DE DAVI

Somente teve um Rei Davi, agora de seus valentes os listados foram trinta e sete, e podermos descreve-los como:

1.1 Eles eram simples: Homens comuns como nós, sujeitos as mesmas paixões e fragilidades, mas Deus era com eles. Perguntaram a João Batista, tu és o ...., EU SOU A VOZ QUE CLAMA..., Jesus dá-nos o exemplo de simplicidade ao vir nascer em uma manjedoura.

1.2 Eles eram Leais: Leais ao chamado, ao Rei, a tarefa. Seja leal como aluno da EBD e amanhã tu será um professor da EBD. Leais em tudo.

1.3 Eles eram Corajosos: A ordem de Deus foi: Que voltem os covardes! Os corajosos conhecem o caminho da segunda milha. Os corajosos dão trabalho para Satanás.

1.4 Eles eram Trabalhadores: Deus não chama ociosos, quando André, Mateus, Tiago estavam trabalhando Jesus chamou, Trabalhe para Deus chegar até você!

1.5 Eles eram Unidos: O Sl.133 “...Ali o Senhor ordena a benção...” Haverá a benção de Deus quando imperar a unidade. Em um episódio, foram para guerra três valentes, e voltaram os três.

Hoje, talvez você pense por não ser um obreiro, não haja lugar, porém Deus lhe dá a oportunidade de ser como valente de Davi.

2.       ALGUMAS RAZÕES PORQUE SER COMO OS VALENTES DE DAVI

2.1 Para não ser contado como covarde.
2.2 Para  estar sendo útil ao reino de Deus
2.3 Para  saber que nesta peleja um só é o herói: Jesus.

3.       PROCURANDO AGIR COMO ESTES VALENTES

3.1 Adino: verso 8 “...se opusera a oitocentos e os feriu...”

a) O desafio de enfrentar a multidão: Adino venceu sendo a minoria. A minoria com Deus é a maioria. Daí-lhes vos de comer!

b) Recebendo vitória total: “...de um vez.”
Vale notar dois tipos de vitória, a parcial (Mc.8:24-25), e á total(Mc.10:56-52). Adino teve vitória total.

3.2 Eleazar(sign.Deus ajuda): verso 9, vejamos três segredos.

a) O segredo da intimidade: “...estavam com Davi...”. Eleazar sabia da presença de Deus na vida de Davi, por isso não saia de perto.

b) O segredo da vitória: verso.10 “Este se levantou...”
Está é a posição do valente na peleja, é estar e ficar na posição que Deus quer usar.

c) O segredo da perseverança: v.10 até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada”
Foi até o fim da lutar, o mesmo devemos fazer no exercício espiritual, que nos leva ao amadurecimento: na oração(Lc.18), na meditação na palavra(Js.1:8; Sl.1:2), na vigilância(Mc.13:35), fazendo isto, até pegar no coração á ponto de ser inseparável de nossa vida.

3.3 Sama: No verso 12 “...onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas...”

a) O mistério das coisas simples: A lentilha é barato, nos comércios. Existem coisas simples que Deus nos confiou a nós, que para muitos não significa nada, porém vai aí uma lição: Defenda aquilo que Deus te deu.

b) Deus honra os que zelam pelas coisas simples: v.10 e o Senhor efetuou um grande livramento.”
O ato de Sama se pondo no meio tocou à Deus. Deus se moveu em resposta ao seu zelo, por aquilo que aparentemente parecia simples aos outros, tanto que os outros fugiram. Sama não estava só no meio daquele campo. Lembra-se dos três jovens na fornalha? Quem estava no meio? Da mulher adultera? Quem estava no meio? Deus era na vida de Sama, ele manteve-se firme até Deus agir.

3.4 Benaia: versos 20,21

a) O valente da última geração: Benaia fazia parte de uma geração, distante de Deus. A medida que as gerações foram passando, houve um tendência de desvio do povo para Deus. Benaia era um remanescente, uma luz para sua geração, um valente com uma missão: tornar Deus conhecido.

 b) O valente que desceu: Enquanto Eleazar se levantou para a peleja, Benaia desceu para a peleja. Para alguns locais Deus tem uma pessoa especificamente determinada. O lugar de Ezequiel era no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, Daniel no palácio dentro da Babilônia. Eleazar sabia o seu lugar.

c) O valente que arrancou: Benaia desarmou um egipicio. Desarme-nos os intentos de Satanás, as intrigas, facções, etc...Somos chamados para desarmar todos os intentos contrários aos princípios, propósitos e fundamentos Divino.

CONCLUSÃO: Ousados como Adino, de iniciativa própria como Eleazar, zelosos como Sama, e essenciais como Benaia, seja a juventude de hoje, que façam a diferença entre os que não estão fazendo. O reino de Deus precisa de valentes e não de valentões. 

Ev. Fernando Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário