27/06/2013

TRÊS OLHARES PARA A QUESTÃO DA CIRCUNCISÃO AO OITAVO DIA

De uma forma resumida vale meditar sobre o assunto tendo o olhar nas seguintes direções:


PRIMEIRO OLHAR: TEOLÓGICO

 

Na Bíblia, vemos que os filhos de Israel entravam em aliança com Deus por meio de três ritos: a circuncisão, a imersão e o oferecimento de um sacrifício.

 

Não podemos ignorar que havia objetivos com a circuncisão

 

1) A circuncisão era o sinal do pacto abraâmico, além de ser um dos muitos privilégios de Israel, o que fazia deles uma sociedade superior (Rm 9.4-5)

 

2) Tinha valor como preparação para melhores coisas vindouras.

 

3) Falava de um povo que seria separado para a santidade e a salvação.

 

4) A circuncisão afetava o órgão gerador, e isso simbolizava a produção de vida.

 

5) Há uma real circuncisão, de ordem absoluta, isto é, a circuncisão do coração.

 

6) A circuncisão era um mero sinal. A verdade simbolizada era a salvação.

 

·        Abraão foi a primeira pessoa a aceitar (Gn 17.24-25).

·        Isaque é circuncidado ao oitavo dia. (Gn.21:24)

·        Moisés circuncidou todos os homens. (Êx 12.48)

·        Josué obedece a Deus trazendo a memória .(Js.5)

·        Paulo faz uma ponte aplicando a nova aliança.(Fl.3:3; Rm 2.28-29)

 

Penso que a mensagem da igreja hoje como tendo a palavra que regenera é:


A mensagem da Circuncisão espiritual, que nos fala da mortificação da carne e de novos ideais Cl.2.11



SEGUNDO OLHAR: CULTURAL – O povo Judeu

Em 1Co.10:32 está escrito Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.”

Precisamos ter um olhar muito respeitso no neste texto, pois está descrito aqui a classificação da humanidade para Deus: Judeu, Gentio e Igreja. Nosso assunto é o povo que descende direto de Abraão, o Judeu.

Para tanto para ser um judeu:

Livro respeitado: Talmude(44ª) está escrito: “que um judeu permanece judeu para sempre, mesmo se ele cometer um pecado. Como pecador, ele pode perder certos privilégios, mas não perde seus direitos de judeu”.

 

Há duas maneiras mais aceitas para se fazer parte da comunidade judaica:


Esse declaração vem do rabino Yits’chac Halevi Herzog

 

“somente é judeu o nascido de mãe judia.(Lembra de Timóteo?At.16:1-3) A única maneira pela qual alguém cuja mãe não é judia pode tornar-se judeu é convertendo-se.


O primeiro-ministro de Israel David Ben Gurion (1886-1973) disse:

“qualquer um que se declare judeu, viva como tal e esteja interessado no bem-estar dos judeus é considerado judeu, independente da fé professada por sua mãe”

Observe, que na verdade precisa-se seguir não só o costume, mas como de fato ser de conformidade com a vida de um judeu.

TERCEIRO OLHAR: MEDICINAL

Esse ponto é de admirar a Onisciência de nosso Deus, isso não tiro de cogitação para exaltar a Sua pessoa. Não é por acaso que se apresenta a Moisés como o Elohim, o Deus criador. Ao fechar a criação com o homem nada mais do que o conhecer por completo.
Dentro da expectativa que se cria dentro da pergunta:

Por que especificava a Lei que a circuncisão fosse feita no oitavo dia?

Estamos falando de um corte, portanto de sangramento, logo o que está em foco é a questão:

Como fazer uma cisão em uma criança tão inofensiva? É justamente aqui que entra o olhar medicinal, pois trata-se de um período onde dois agentes CICATRIZANTES responsáveis pela melhor e mais pura coagulação do sangue aparecem, pois sem eles justamente no oitavo dia não teria ESTABILIDADE, o que poderia provocar uma HEMORRAGIA. São estes:

Vitamina K

Encontram em:
Fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha, óleos vegetais, sementes de soja, chá verde, gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, aspargos, pepinos, manteiga, queijo, carne de vaca e de porco, presunto, cenouras e milho.


O não controle
Pode gerar risco de sangramento interno massivo e incontrolado, calcificação das cartilagens e má formação severa dos ossos em desenvolvimento, ou deposição de sais de cálcio nas paredes dos vasos arteriais.

Responsável por  liberar
Um composto químico que dissolve-se em gorduras, óleos vegetais, lipídios em geral.

Protrombina

A protrombina é produzida no fígado como elemento proteico da coagulação sanguínea, onde a vitamina k atua como co-fator.

Na verdade existe um equilibrio de vários fatores de coagulação que estão em açao, onde é chamado de CASCATA DE COAGULAÇÃO, é essa a idéia de que está tudo cooperando para obter uma tampa que fecha uma ferida em um vaso sanguíneo.

Para tanto, o nível no sangue do bebê ao nascer, isto pensando em uma criança 100% saudável; é relativamente baixo, mas cai ainda mais durante os primeiros dias de vida, visto que a criança não pode produzir sua própria vitamina K até que ingira um suprimento salutar de germes, e a protrombina sobe vertiginosamente no oitavo dia a um nível ainda melhor do que o normal de 110% e depois volta á 100%. Por isso que de 3 a 6 dias de nascido uma circuncisão poderia causar morte, por causa da hemorragia.

Pesquisas mostram que um bebê de oito dias de nascido tem mais protrombina disponível do que em qualquer outro dia de sua vida inteira. Assim, o olhar medicinal aponta que “o dia perfeito para se realizar a circuncisão é o oitavo dia.”

Algumas notas no campo da Medicina

Cerca de 30 por cento dos homens do mundo são circuncidados. Trata-se de uma prática religiosa para judeus e muçulmanos, mas a retirada do prepúcio é feita também por questões de higiene, especialmente em meninos pequenos.

O urologista Afiz Sadi, professor da Unifesp, afirma que "a indicação de cirurgia era reprimida no passado", mas que hoje estão comprovados muitos benefícios. Entre os judeus, que fazem a circuncisão no oitavo dia de vida, "praticamente não há casos  de câncer no orgão genital". A questão da fimose.

Dados no Brasil - Caso não haja limpeza adequada. A doença é mais freqüente em regiões pobres e representa 2% de todos os tipos de câncer em homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Pesquisas feitas na África mostraram que a prática pode reduzir de 50% a 60% a vulnerabilidade ao vírus HIV.

Estudos mostram que a circuncisão pode ajudar a prevenir infecções nos rins e nas vias urinárias.

Portanto, vasto é o campo de estudo onde os olhares poderiam de estender na SOCIOLOGIA de Talcott Parsons, Merleau-Ponty que na verdade tratou isso como uma doença, assim como um olhar na PSICOLOGIA de Freud, e olha, que faltaria tempo ocupando um espaço para a CIRCUNCISÃO FEMININA que nada tem haver com o judaísmo.

Ev. Fernando Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário