12/07/2013

COMO VENCER A DÚVIDA?

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? “ Mateus 14:26-28 e 31

O texto é muito conhecido e sempre ensinador. Quando falamos em alguém com dúvida no colégio apostólico geralmente nos lembramos de quem? Pois bem, Tomé é o mais cotado, haja vista dez retratos dele bem estampados nas Escrituras que nos surpreende, mas nesta pequena reflexão não falo de Tomé, falo de Pedro.

Veja, antes de Pedro descer do barco, Jesus já havia falado que era ele “Sou eu”, e logo na seqüência Pedro Diz “Se és tu”, alguém chama isto de fazer prova, mas penso outra coisa quando Jesus diz a ele mesmo “Porque duvidaste?”, ele não disse, porque me provaste, ou me tentaste etc...mas sim “duvidaste”.
Jesus já não disse que era ele? Já não era suficiente?

Isso me fez pensar, em:
DÚVIDA, UM PERIGO MUITO PERTO

1 – A dúvida pode surgir dentro do coração da pessoa com mais intimidade com Jesus.
2 – A dúvida tem o poder de embaçar á visão daquilo que sabemos o que é e quem é.
3 – A dúvida pode ser administrada quando o primeiro passo alcança o degrau da fé.
4 – A dúvida de dentro pode ser mais violenta do que os ventos de fora, porque Tiago diz “ o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.”(Tg.1:6).
5 – A dúvida fica atrás da fé, do foco que é Cristo, se olhar para trás ou lados, certamente irá ir ao fundo.

Calma isso não é uma “Dúvidologia”, se há dúvida e isto tem os seus malefícios:

COMO VENCER A DÚVIDA?

1 – Espelhando-se em quem nunca duvidou: Jesus

Examine nas Escrituras um registro de Jesus com dúvida?
Dúvida teve João, Tomé, Pedro, Pilatos e tantos outros.
Em Jesus temos apagadas todas as possibilidades das incertezas em qualquer esfera!

2 – Com o conhecimento.

Paulo estabelece que a presença da dúvida no fazer as coisas ou você acerta ou erra. Erramos menos quando sobre qualquer coisa nos colocamos á investigar, o certo ou errado, o argumentativo do subjetivo, o sólido do irrisório.

“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.”Rm14:23

Não estamos dizendo que com o conhecimento de algo a dúvida será eliminada de nossa vida, mas nos ajudará á vencê-la.  Pelo que conhecemos de Sua Pessoa que não falha, de sua Palavra que é fiel, do Espírito que nos faz lembrar de todas as coisas, da busca pelo conhecimento empírico, cientifico, filosófico, teológico e outros.

3 – Com a fé.

É fé é a bomba contra a incredulidade. A fé dá o poder de fazer do mais duvidoso um dos mais confiantes.

Você conseguirá vencer a dúvida se:

- Crer contra a esperança (A situação diz não, mas Deus pode fazer o milagre se quiser)

- Não enfraquecer sua fé. (É o seu esforço, é a sua manutenção, é a sua atitude em batalhar por ela e sua liberalidade em dar glória a Deus)

Sei que isso foi com Abraão, mas a mesma fé que esteve operando nele é a mesma de hoje, pois é uma “só fé", mas sobre está fé que vence a dúvida está escrito: “E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” Rm. 4:20

Conclusão: O que você tem feito para que a dúvida não tenha maior desenvolvimento em sua vida? Se quiser ver minha dúvida diminuir, precisa pedir ao autor e consumador da fé, Jesus, que a acrescente minha fé.  Tiago escreveu “peça porém com fé, em nada duvidando..” isso nos ensina que quando estou no campo da fé, não deve haver um espaço se quer para a dúvida se alojar”.
Eu dou todo o lugar a fé, e você?


Ev. Fernando Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário