05/01/2013

A MINHA ALMA TE AMA



Salmos 42.1-5.
Ps.42:1-5.

1 Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

As the hart panteth after the water brooks, so panteth my soul after thee, O God.

2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

My soul thirsteth for God, for the living God: when shall I come and appear before God?

3  As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

My tears have been my meat day and night, while they continually say unto me, Where is thy God?

4  Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

When I remember these things, I pour out my soul in me: for I had gone with the multitude, I went with them to the house of God, with the voice of joy and praise, with a multitude that kept holyday.

5  Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.

Why art thou cast down, O my soul? and why art thou disquieted in me? hope thou in God: for I shall yet praise him for the help of his countenance.


Como um animal desesperado por água, para revigorar suas forças; o salmista compara a sua alma; que precisa fazer o mesmo, e para isto é lista alguns passos para que seu vigor espiritual não se esvaia por qualquer que seja a sua situação:

Baseado neste Salmo; aprendemos que a alma do ser humano somente pode ser completamente preenchida, quando esta se volta para Deus, quando seu estado é o se sequidão de estio, é o desespero pelo refrigério; somente Deus que é a fonte, por meio de Seu Espírito, traz descanso para nossas almas, refrigério para nossas almas. Você tem notado que sua alma está sedenta? Você tem percebido como a falta do Senhor, traz grandes prejuízos para nossa alma assim como nosso corpo sem água? Quer nunca mais sofrer de sequidão espiritual? Você tem encaminhado sua alma à presença do Senhor? Seu corpo não quer, mas sua alma..?!!

INTRODUÇÃO Nosso encontro com Deus sempre será um momento de renovação, pois, este encontro está como o objetivo de se estreitar; melhorar, ser mais parecido o possível com Ele, em nossas atitudes, pensamentos etc..

Que esta leitura possa também lhe conduzir á meditar; medir; observar como está o grau de intimidade com Deus.

Deus e o Seu amor na alma é o foco destas palavras. É muito bom saber que desfrutar um amor na alma está ao alcance de todos que a Deus se achegam.

A mais de 1600 anos Agostinho em seu livro “Confissões” quando questionado porque ele amava tanto a Deus ele disse: “Quando digo que em minha alma, amo ao Senhor, não estou dizendo que amo o cântico suave e harmonioso; não a fragrância das flores, dos perfumes, das especiarias; não o maná ou o mel, não aqueles membros do corpo que tem prazer em abraçar. Não são estas coisas que amo quando ama o meu Deus. Mas, quando O amo, é verdade que amo certo tipo de luz, uma voz, um perfume, uma comida, um abraço. Mas estas são coisas do tipo que amo no meu interior, quando minha alma se banha na luz que não é limitada por espaço; quando houve o som que nunca acaba; quando sente a fragrância que o vento não dissipa; quando prova o alimento que nunca acaba; quando se prende num abraço do qual não é separada pela satisfação do desejo. Isto é o que eu amo quando amo a Deus”

John Piper em seu livro “Uma vida voltada para Deus” diz “Aquele que tem sede venha e continue vindo, até que nossa comunhão seja tão intima, que não haja qualquer distância entre nós e o Senhor”

O que vem a ser isto nestas vidas; senão o que disse William Bates "A comunhão com Deus é o princípio do céu".

I. O QUE É A COMUNHÃO COM DEUS

Relacionamento; conhecer por convivência; provar por experiência Só pode ser em um crente nascido de novo.

1. Definição e exemplos de vidas . A comunhão com Deus é a intimidade que o crente, mediante a obra redentora de Cristo e por intermédio da ação do Espírito Santo, desfruta com o Pai Celeste, e que o leva a usufruir de uma vida espiritual plena e abundante (Rm 5.1; 2 Co 13.13). Assim foi com Enoque (Gn 5.24); com Eliseu (2 Rs 4.9); com Abraão o amigo de Deus (Is 41.8); com Jó (Jó 19.25).

No século 17 John Owen pensava nesta mesma linha “ Nossa comunhão com Deus consiste na comunicação dEle mesmo conosco e em Lhe respondemos com aquilo que Ele requer e aceita”

Andar com Deus, que é um andar por fé, um andar de acordo.

                                                      Nossa comunhão é com                Por meio dos elementos
COMUNHÃO CRISTÃ
COM DEUS (1 JO 1.3)
MEIOS DE COMUNHÃO
COM A TRINDADE
Pai (1 Jo 1.6)
Filho (1 Co 1.9)
Espírito Santo (2 Co 13.13; Fp 2.1)
A Escritura (Sl 119.33-35)
Adoração (At 16.25,26)
Oração (Mt 6.9-13)


II. A ALMA HUMANA ANSEIA PELOS ÁTRIOS DE DEUS

1. O vazio humano. Deus não aprecia elementos vazios, haja vista quando no inicio de todas as coisas a terra era sem forma e vazia. Vivemos em um mundo que nos mostra como ser cheio; cheio de vaidades, influência, imponentes; donos do ter e não do ser; épocas em que ter é o que vale e você vale o que tem, mas como está escrito em Mt.16:26 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?

O texto áureo da Bíblia vai de encontro ao maior problema deste mundo: O vazio de Deus!

O mundo está cheio de ofertas, entretenimentos, facilidades e hedonismo para que a distância a Deus seja a cada dia uma realidade, somente a pregação fiel do Evangelho de Cristo fará com que decisões ocorram, e se troque o efêmero, o passageiro, o mundado, pelo gozo eterno de glória mui excelente.

2. A plenitude da comunhão divina. John Bunyan, preferiu a prisão de Bedford e a distância de sua esposa e filhas; do que deixar de  pregar o Evangelho. Ele ficou 12 anos na prisão onde que do livro “O Peregrino” que escreveu; disse George Whitefield “Tem cheiro de prisão. Estamos dispostos a isto? Será que para nossos dias a verdade de Fl.1:29 muda?

Não vale renúncias? Desassociações? Arrependimento? Para uma disciplina na comunhão com Deus mais afinada?

O que anseia a sua alma?

Será que conseguimos transmitir a plenitude da bênção de Deus as pessoas; se não provar desta comunhão? Rm.15:29


III. O DEUS DE NOSSA COMUNHÃO

Deus é visto infelizmente pelo meio “evangélico” como aquele que dá; faz; e obedece. Penso que o principal; onde se fundamenta; dá estabilidade para a nossa vida espiritual; se resume em apenas duas palavras: Deus é. É por não saber o que Deus é; que muita gente vive uma vida cristã minguada, longe do que a Palavra de Deus nos informa.

Qual tem sido a sua visão sobre a pessoa de Deus?

Será que; o conhecer á Deus se limita somente ao conceito; religioso; histórico ou teológico?

O anseio descrito por Davi está claro no Sl.42 “Por ti, ó Deus”  “sede de Deus” “do Deus vivo” “a face de Deus” “Deus da minha vida” “Direi a Deus a minha rocha” “Meu Deus”

Davi faz uma leitura impar sobre a pessoa de Deus que se resume em: Ele me satisfaz absolutamente em tudo: Leiamos: Sl.73:25-26; Sl.16:2;11;Sl.103:2;Sl.33:1-2

Deus é mais glorificado em mim quando sou mais satisfeito Nele. Você está satisfeito Nele?

Se Cristo não fosse a satisfação de meu coração e não tivesse interesse de buscá-lo a cada dia; será que as pessoas creriam se eu proclamasse que o Deus da nossa comunhão é:

1. O Deus onipotente. O Deus pelo qual suspira a nossa alma pode todas as coisas; para Ele inexiste o impossível (Gn 17.1; Lc 1.37). É tempo de descrermos nas impossibilidades; se estivermos com dificuldade de crer; precisamos pedir como alguém um dia pediu “Senhor ajuda na minha incredulidade” pois; quando estamos diante do Todo-Poderoso; não estamos dizendo que Ele só; tem todo o poder; mas como também Ele pode nos satisfazer em tudo por meio de Sua pessoa.

2. O Deus onisciente. O Deus, a quem tanto amamos, sabe todas as coisas; tudo lhe é patente. No Salmo 139, o salmista canta-lhe a onisciência, declarando que Ele nos conhece profundamente; esquadrinha nossos mais íntimos pensamentos, e não se surpreende com nenhuma de nossas ações. Quais são as coisas que fogem do seu raio de cobertura? Aonde não chega o brilho de seu olhar?

3. O Deus de amor. É porque nos ama que nos corrige; suporta; espera; livra; prova; prende; tira; dá; envia; usa; toma; pede; manda; silencia; fala; dirige; surpreende; responde; ilumina; sustenta; ensina; salva; consola; guarda; porque tudo tem o seu propósito debaixo do céu.

Verdade Pratica: O verdadeiro crente ama a Deus acima de tudo, porque Deus o amou com um amor eterno, concedendo-lhe a graça divina em seu Filho.

Que nossa disciplina no amor á Deus seja sim, maior do que amamos nossa esposa, filha(o), pai, mãe; pois não encontraremos alguém que tenha maior amor do que este, de dar Seu Filho, para morrer por nós sendo ainda pecadores.

Amemos não só de palavras, mas por obra e em verdade.
Amemos de coração e não só de língua.

Que neste dia, possamos dizer como o Salmista: Amo ao Senhor!

4. O Deus soberano. Dentre ás várias vezes que Satanás perde de Deus nas Escrituras quando tenta imitá-lo; vale apresentarmos pelo menos duas: Ele perde quando a Bíblia apresenta Deus como Criador e ele fica de fora e perde quando a bíblia apresenta somente Deus como soberano; cuja soberania é inquestionável. Este é o nosso Deus; por Ele nos desfalece a alma. Sente a manifestação de Deus sobre a sua vida? Que mais direi? Ele nos tem perdoado; dado dons etc..

CONCLUSÃO:   O que se pensar e praticar após estas palavras? Se não que a melhora de nosso relacionamento com Deus seja urgente. Que em nosso amor para com Ele não haja nada nem ninguém que posso interferir. Que nesta disciplina possamos como as demais, dar uma atenção imediata. Que este gozo por Deus em minha alma, algumas pessoas possam ser atraídas e dizer comigo “Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo”.Sl.27:4

Fernando Cardoso
Catedral de Perus – SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário