04/01/2013

ENTÃO QUEM BUSCA Á DEUS?



“...não há ninguém que busque á Deus...” Rm.3:11b

Calma, aproveite seu tempo, não tire conclusões precipitadas leia até o fim e seja edificado(a).

A principio alguém diria ao ouvir isso: Eu busco á Deus! Por outro lado alguém também diria: Eu também busco á Deus! E é claro há quem diga que não busca porque não crê em sua existência.

Na verdade quem realmente busca á Deus e de que maneira?

Paulo ao falar isto, traz a memória o que está escrito em Salmo 14, que mostra o desdém dos néscios em relação á Deus. Esta declaração está voltada para pessoas que se permitem reger pelas suas próprias vontades, vontades estas que revelam o quando o interior está longe de Deus.

Existe um principio na busca á Deus que Ele não abre mão que é: Um reconhecimento de busca que começa por meio de nosso espírito. O método de Deus para encontrar alguém que O busque está em sua rendição no seu espírito, se assim fizermos seremos achados por Deus.

Paulo ao trazer á memória a revelação de Davi, fortalece nos dias apostólicos que uma busca á Deus é parte integrante de quem foi justificado por Cristo através do principio da fé (Rm.3: 27). Nossa adoração á Deus só será aceita quando nosso homem velho receber o tratamento que merece.

A lista de quem realmente não busca á Deus não é ocultada por Paulo.

É reconhecido alguém que busque á Deus cuja garganta é um sepulcro aberto? (Rm.3:13)
É reconhecido alguém que busque á Deus cujo veneno de serpentes está em seus lábios? (Rm.3:13)
É reconhecido alguém que busque á Deus cuja boca está cheia de maldição e amargura? (Rm.3:14)
É reconhecido alguém que busque á Deus cujo seus pés são ágeis para derramar sangue? (Rm.3:15)
É reconhecido alguém que busque á Deus onde ruína e desgraça marcam os seus caminhos? (Rm.3:16)
É reconhecido alguém que busque á Deus e não conhecem o caminho da paz? (Rm.3:17)
É reconhecido alguém que busque á Deus que aos seus próprios olhos é inútil temer á Deus? (Rm.3:18)

A única forma de saber se sofremos transformação, se nossa velha natureza foi crucificada com Cristo, é se houve um corte, é se fomos alcançados no interior do coração, do espírito e não de uma vida de letras, de regras, de memorização de preceitos divinos com o jovem rico, onde se esqueceu completamente de estreitar mais com o Deus da Lei, e não somente á Lei de Deus. (Rm.3:29 e Mc.10:21)

Realmente alguém que busque á Deus irá na contramão de sistemas, do curso deste mundo, de filosofias vãs e de uma conduta contrária á verdade.   

Buscar á Deus é uma necessidade de quem é sábio, alias não me limito á pensar só no sábio, lembro-me de que nem os loucos errarão o caminho (Is.35:8), isso mostra que qualquer louco tem a possibilidade de torna-se sábio.

É tremendo quando entendemos que “...não há ninguém que busque á Deus...”, pois descobrimos que este ninguém que é alguém, está escolhendo viver assim, e entendemos que existe alguém que também não está fazendo assim e nem escolheu viver assim, ainda que o termo escolher é muito pobre em dizermos, pois “não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi á vós” Jo.15:16
É um privilegio de minha parte lembrar que existiram, existe, e sempre haverá alguém que busque á Deus com um coração contrito, rasgado, de carne, puro e novo.

Alguém que buscou á Deus como Enos (Gn.4:26).
Alguém que buscou á Deus como Josafá (2Cr.19:3)
Alguém que buscou á Deus como Esdras (Ed.7:10)
Alguém que buscou á Deus como Daniel (Dn.9:3)
Alguém que buscou á Deus como Isaias (Is.26:9)

Faltar-me-ia tempo contando de Davi, Josué, Sansão, Ana, Salomão, Pedro, João, Paulo, Maria mãe de João Marcos, Ana da tribo de Aser.

Quem realmente busca á Deus, não ignora as informações sem conta que a Palavra de Deus orienta-nos á buscá-lo.

2 Cr. 7:14  “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Ecl. 3:6 “tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;”

Jr. 29:13 “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

1Cr.16:11  “Buscai o SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.”

Is 55:6 “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Am. 5:4 “Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.”

Sf. 2:3 “Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do SENHOR.”

Mt.6:33 “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

Lc. 11:9 “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;”

Cl. 3:1 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.”

A ação em buscar á Deus, traz alguns resultados que não estão ocultos pelas Escrituras.

Ao que busca:

1) O coração se alegra 1 Cr.16:10  “Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o SENHOR.”

2) Não será abandonado Sl. 9:10  “E em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.”

3) Não terá falta de nada, no tempo as coisas acontecerão Sl. 34:10  “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta.”

4) Nada se torna difícil de entender Pv 28:5 “Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam o SENHOR entendem tudo.”

5) Tem prêmio garantido Hb.11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”

Podemos ser conhecidos com alguém que busca ou que não busca á Deus, que sejamos despertados e inseridos na geração que busca ao Senhor.

Sl. 24:6 “Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.”

Buscar á Deus. Buscar viver. Buscar lutar. Buscar orar. Buscar na fonte. Buscar rápido. Buscar enquanto á tempo. Buscar com propósitos. Buscar com fé. Buscar crendo. Buscar para alcançar. Buscar o bem. Buscar o certo. Buscar as coisas de cima. Buscar o reino de Deus. Buscar sem se perder. Buscar até achar. Buscar ir. Buscar chegar. Buscar correr, mas com paciência. Buscar á paz e não á guerra. Buscar ser antes de ter. Buscar poder, mas não reter. Buscar reservas, para ter forças. Buscar almas. Buscar se afastar do mal. Buscar não ser o tal. Buscar não esquecer do tal, que tal? O tal amor com que fomos amados por Deus “Deus amou de tal maneira...”. Tempo de Buscar.

“...não há ninguém que busque á Deus...”, de qualquer maneira.

Fernando Cardoso
Catedral de Perus - SP - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário