09/01/2013

O FRÁGIL ELIAS E O DEUS SOBERANO


Salmos 39:4

“Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil."

Lord, give me knowledge of my end, and of the measure of my days, so that I may see how feeble I am.” 
  
1.     A ASCENDÊNCIA DE ELIAS

- Sua humilde aparição.
- Sua pura devoção.
- Suas experiências de andar com Deus.

2.     A FRAGILIDADE DE ELIAS

- Vivemos em meio a múltiplas fragilidades
A fragilidade das coisas materiais
A fragilidade política
A fragilidade social
A fragilidade econômica
A fragilidade emocional
E por fim a fragilidade humana.

Criança é frágil, mulher é frágil, homem é frágil, seja rico, é frágil, seja príncipe é frágil, reis são frágeis.

Segundo a oração de Davi do Sl.39:4, ser frágil é “conhecer o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil ”.

Eu sinto que sou fraco, mas Deus é Soberano.

O episódio de Elias na caverna pode ser um dos mais ilustrativos da incapacidade humana. Como podemos acreditar que por um período de quase quatro anos, uma escala que estava lá em cima, pode chegar tão baixo? Deus é conhecedor de nossas escalas, sabe quando estamos em cima, sabe quando estamos em baixo. Não nos abandona quando estamos lá em cima, não nos abandona quando estamos lá em baixo.

Na caverna Elias esteve com medo.  Confuso. Equivocado.

- Em fugir antes da profecia se cumprir.
- Em fazer na sombra do zimbro uma oração angustiante.
- Em esquecer-se de dar graças, pela benção diária, mensal, e socorros esporádicos.
- Em pensar que esconder é a melhor coisa a se fazer quando se é frágil.

3.     A SOBERANIA DE DEUS NA FRAGILIDADE DE ELIAS.

- Deus não deixa os loucos, quanto mais os frágeis errarem o caminho.

- Porque Deus se interessa pelas pessoas frágeis?

Porque como vaso que somos, ELE É O OLEIRO.
Porque como pão que somos, ELE É O PADEIRO.
Porque como Árvore que somos, ELE É O LAVRADOR.
Porque como homem que somos, ELE É O CRIADOR

Costumeiramente tratamos quem está em uma caverna com a expressão “AH, NÃO QUER NADA, 
FICA AI”.

Pessoas frágeis não querem ouvir: “FICA AI, FICA DO MESMO JEITO, VOCÊ NÃO SERVE PARA SER CRENTE MESMO...”

Deus diz a Elias “ QUE FAZES AQUI?”  Deus não perguntou “ O QUE É QUE ACONTECEU?” QUE FAZES AQUI!! 1Rs. 19:15, 16,21

a) VAI “É TEMPO DE SAIR DOS LIMITES DA CAVERNA”

b) UNGE EM TEU LUGAR ELISEU “É TEMPO DE PREPARAR SUCESSOR"

c) LANÇA A CAPA SOBRE ELISEU “É TEMPO DE SERVIR, PORQUE SUCESSOR SÓ SEGUE QUE SERVE”

Deus é soberano em tratar os limites nos prendem.
Deus é soberano em usar seres frágeis para preparar sucessores.
Deus foi glorificado pelo ministério de Elias.

Se existe uma maneira de resumir esta mensagem em uma frase eu digo:

O FRÁGIL SAIU POR CIMA!

Da fraqueza tiraram forças / Na batalha se esforçaram / Diga o fraco: Eu sou forte! / Posso todas as coisas naquele que me fortalece

Eu sinto que sou fraco, mas Deus é Soberano!

O fraco passou pelo CORVO.
O fraco passou pela VIÚVA.
O fraco passou pelo ANJO.
O fraco SUBIU COM DEUS!

O FRACO SAIU POR CIMA PELA MÃO DO SOBERANO!

“Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil."

Ev. Fernando Cardoso
Catedral de Perus – SP - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário