03/01/2013

SEIS ATITUDES DO PECADOR JUSTIFICADO



Lc.18: 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

É incrível como Deus se interessa em ver as pessoas em Sua casa. O importante é chegar á ela, agora como será a vida desta pessoa em Sua casa é outra coisa. Não há nada que aconteça na casa de Deus que Ele não saiba. Ao contar esta parábola e destacar sobre o desprezo que alguns davam á outras pessoas, levou Jesus á destacar sobre a postura, o comportamento, e as nobres atitudes de um pecador publicano que foi justificado.

Jesus sabia o que eram e como eram vistos os publicanos de sua época. Por serem coletores de impostos como empregados romanos, a coisa mais difícil seriam serem testemunhas (mas quando Jesus chama até publicano vira testemunha At.1:8) ou juízes, o que os faziam serem excluídos da sinagoga. Cobranças abusivas eram feitas e etc., porém o que vemos é que as Escrituram apontam que muitos deles chegaram ao arrependimento.

Ele publicano estava no lugar certo: na casa de Deus, fazendo a coisa certa: orando á Deus. Jesus deixa-nos bem claro como há diferenças entre a vida de exageros do religioso fariseu e a humildade da vida religiosa de um publicano.

Vamos refletir sobre as

SEIS ATITUDES DO PECADOR JUSTIFICADO

1.      ELE ESTAVA EM PÉ NO TEMPLO POR CAUSA DA MISERICÓDIA.
estando em pé”

Não é como alguns pensam que por errarem, entrar na casa de Deus seria o último lugar á estar.
Ele entendia que não há nada como confessar os seus pecados e ser alcançado pela Misericórdia de Deus.
Se alguém está em pé é por causa da misericórdia e não pela sua própria força. (Pv.28:13; Lm.3:22; 1Co.10:12)

2.      ELE ESTAVA DE LONGE DO ALTAR, MAS NÃO O SEU CORAÇÃO.
“...de longe...”

Costumeiramente recebe-se o convite para vir á presença de Deus no Altar, é no altar que se deixa tudo.
Aquele momento para ele foi de um grande confronto, pois de um lado relutava contra sua natureza que dizia para não avançar, mas por outro lado ele se abria em seu intimo para Deus.
Podemos até estar longe do altar, mas nosso coração não. O Escritor aos Hebreus escreve “Temos um altar” (Hb.13:10a)
Não há nenhum problema em estar de longe quando nosso coração é um altar para Deus. Só é problema quando resolvemos ficar de longe sem o nosso coração ser o altar para Deus. (Mt.26:58)

3.      ELE ESTAVA DE CABEÇA BAIXA, MAS PARA DEUS ESTAVA DE CABEÇA ERGUIDA.
“...nem ainda queria levantar os olhos ao céu...”

Geralmente quando alguém está de cabeça baixa dizemos que está triste, desmotivado, sem ânimo, porém nos surpreendemos com a atitude deste homem.
Jesus sabia que o seu dia a dia pôde não ter sido o dos melhores, mas Deus o viu em cada entrada e saída.
Sua dificuldade em não querer levantar os seus olhos não demonstrou medo de Deus, mas sim respeito.
Existem cabeças baixas que escondem a altivez do coração, mas esta cabeça baixa mostrou a humildade do coração.
Jesus até de cabeça mostrou autoridade contra alguns acusadores. (Jo.8:6 e 8)

4.      ELE ESTAVA INDIGNADO COM A PESSOA CERTA, ELE MESMO E NÃO COM DEUS.
“...mas batia no peito...”

Seu ato em bater em seu peito, dizia:
Posso ser melhor, mas não consigo: Ajude-me Deus, me humilho na Sua presença.
Eu errei hoje, não consigo acertar: Ajude-me Deus, me humilho na Sua presença.
Eu luto comigo mesmo a cada dia, não consigo vencer: Ajude-me Deus, me humilho na Sua presença.
Pessoas na crucificação de Jesus batiam no peito indignados pelo que fizeram com um justo. Ele bateu em seu peito, pedindo á Deus: Justifica-me.
É Deus quem nos justifica. Somos justificados pela fé no sacrifício de Cristo. (Rm.3:30; 5:1)

5.      ELE COLOCOU TODO O SEU SER PARA SER ALVO DA MISERICORDIA DIVINA.
“...Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!...”

Ele tinha tudo para fazer uma oração relâmpago: “Ó Deus, sou assim mesmo pecador e se quiser, alcança-me!”
Mas ele preferiu dizer: “Ó Deus, estou aqui e sei que o Senhor tem e pode muita coisa, mas o que vem em minha mente é que preciso de sua misericórdia em minha vida”.
Qualquer que seja o estado e o momento de uma pessoa, se pedir por misericórdia Deus virá ao coração imediatamente.
Recordo-me com alegria em que um dia brincava com minha filha e de repente ela disse: Pai entendi o que é misericórdia! E eu disse: O que é? Ela respondeu: É o coração de Deus misturado com o meu! e voltou a brincar.
Coloque-se na presença de Deus e acredite no poder transformador de Jesus e o mesmo que ocorreu com Zaqueu o Publicano, Mateus, chamado Levi o publicano tantos outros.
Misericórdia é o atributo de Deus suficientemente capaz de livrar um pecador do inferno. Tem misericórdia de mim! (Sl.23:6)

6.      ELE VOLTOU PARA SUA CASA COM PAZ EM SUA ALMA.
“....Digo-vos que este desceu justificado para sua casa...”

O que se espera ao sair da Casa de Deus é estar melhor do que quando chegou.
Voltar para casa em paz é ter certeza do perdão de Deus.
Voltar para casa em paz é ter certeza da misericórdia de Deus.
Voltar para casa em paz é ter certeza da justificação de Deus.
Na vida do publicano não ocorreu uma transformação de perfeição, mas estava caminhando para ser melhor. Sua alma estava leve, sua alma estava alegre. Sua alma estava com paz.
A última palavra foi de Cristo. O que importa é a palavra Dele. Como nos vê!
Vai perdoado. Vai justificado. Vai para nova vida! Vai em paz!

Nossa vida na presença de Deus pode ser a cada dia melhor. Seguindo com humildade, com a devida cobertura da misericórdia Divina iremos viver de glória em glória.
Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Fernando Cardoso
Catedral de Perus - SP - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário