03/01/2013

PASTORES E PASTORES



2Co.4:8 “...perplexos, mas não desesperados.”

Demora escrever isto sabe, justamente por causa da perplexidade de muitos fatos e fatores, mas não sou o último e nem o primeiro a falar um pouco sobre isto. Para os amantes da dissertação argumentativa, segue um texto com fagulhas de alguém perplexo, mas não desesperado.

Diante do que tem visto e ouvido não se desespere.

Perplexo, dentre muitas definições encontramos: abismado; assombrado; espantado; aturdido, desconcertado e muito mais.

Enoja em ver um presente para a igreja, que são os obreiros, onde deveriam ser o exemplo para os fieis e estão se tornando vitrine para fiéis e pasmem, até infiéis.

Falo hoje de lideres que quase todo mundo conhece que em vez de serem exemplos tem sido um escândalo para a igreja imaculada e sem mancha. Ezequiel o profeta um dia falou de uma brecha que ficou por causa da falta cometida por alguns.(Ez.22:28)

É uma vergonha olhar para alguns púlpitos e notar a faltar de temor dos intitulados “pastores”.

Houve um tempo, que pastor, apascentava. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo, que pastor, cuidava. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo, que pastor, vigiava. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo, que pastor, não saia nas fotos que não fosse abraçado com sua mulher. (Aqui não sou extremista, mas tem coisa que é feia e sem pudor algum). Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo, que pastor, não dava conselhos sem sua esposa. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo, que pastor pregava a doutrina, não “achologia” que não produz nada de crescimento. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo em que pastor se vestia para a sua mulher, e não como hoje; se vestindo para igreja. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo em que pastor, pregava para não haver fofocas, e não era tido como fofoqueiro. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo que pastores pregavam: Seja você mesmo, Deus te ama do jeito que você, gordo(a), magra(a), alto(a), baixa(o), careca ou não. Com dente ou sem, Mas hoje? Se prega que estamos na era do Botox, você que pode mexer com o ser nariz e etc... Estamos na época dos implantes, melhore o seus dentes (concordo, mas dente de ouro?). Estamos na época de pintar, colar e comprar cabelo. Onde está a simplicidade do ser cristão? Com todo respeito aos meus irmãos de outros ministérios: a simplicidade do ser assembleiano! Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Houve um tempo em que, se confidenciava coisas sérias aos pastores, hoje são alguns pastores que no púlpito estão tornando público ás coisas sérias que alguém lhe confidenciou. Como ficam as ovelhas? Perplexas, mas não desesperadas.

Eu acredito em pastor, sério.
Eu acredito em pastor, que ama.
Eu acredito em pastor, que cheira ovelha.
Eu acredito em pastor, pastor.
Eu acredito em pastor, profeta.
Eu acredito em pastor, pregador.
Eu acredito em pastor, administrador.
Eu acredito no meu pastor.

Mas, não acredito em pastor de si mesmo.

Não acredito em pastor de uma ovelha, ou algumas famílias, acredito em pastor da igreja.

Não acredito em pastor que engorda, e o rebanho está desnutrido.

Eu oro pelo meu pastor, para que continue sendo uma benção.
Eu oro pelo meu pastor, para que continue sendo pastor.
Eu oro pelo meu pastor, para que continue amando sua chamada e não a tenha como profissão.
Eu oro pelo meu pastor, para que continue amando sua mulher e cuidando também dela.
Eu oro pelo meu pastor, para que continue amando sua família.
Eu oro pelo meu pastor, para que continue acreditando em restauração da família.
Eu oro pelo meu pastor, para que continue pregando o que vive e vive o que prega.

Ficar perplexo faz até parte, mas não desesperado.

Se anime, acredite no oficio pastoral e não só do titulo pastoral.

Se anime, lembrando-se de pastores que lhe apascentaram e lhe fizeram chegar até onde está, firme como Jesus.

Se anime, pois o Pastor das nossas almas não nos deixa se quer uma única vez.

A perplexidade que passa diante de nossos olhos, não se compara com o forjar de Deus em nosso caráter.

O único que pôde passar aqui na terra e dizer, que viu as pessoas como ovelhas desgarradas sem pastor foi Jesus, ele não disse: Eu sou a boa ovelha, Ele disse: Eu sou o bom pastor.

Antes de sermos bons pastores, sejamos boas ovelhas e para ás ovelhas.

Perplexos mas não desesperados.

Deus continue abençoando o meu pastor.

Fernando Cardoso
Catedral de Perus - SP - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário