26/07/2015

SURPRESAS QUE NÃO PERCEBEMOS NO TEMPO DA PROVA

Jo. 5:6-8 E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda.

A Palavra viva de Cristo nos encanta á prosseguir. Você descobrirá nesta leitura que nossas desculpas, são tão pequenas comparadas a grandeza de uma presença gloriosa Daquele que trabalha até agora. Você perceberá ao meditar que, Jesus em meio a muitos é capaz de focar a Sua atenção, não por causa do tempo que podemos passar e estamos passando de prova, mas pelas surpresas que não percebemos que podemos ter neste tempo de prova. 

Quando foi que o homem teve noticia que no lugar do tanque acontecia o movimento das águas não se sabe, apenas o que sabemos é que naquele lugar havia muitas vidas em dificuldade, e que basicamente todos buscavam uma solução. Dentre elas um homem que a trinta e oito anos se achava enfermo. Estar enfermo nos leva a pensar em inúmeras coisas, dentre elas:

a) Quanto tempo se tem de vida.
b) Como é difícil se locomover.
c) Quantas coisas têm se que evitar.
d) Quanta dor ainda terá que suportar, e se um dia isso vai acabar.
e) Como é difícil ser dependente, mesmo sabendo que alguém está disposto á ajudar.
f) Como somos capazes de amordaçar nosso homem interior, afim de que não reaja mas, que fique preso nas correntes do desanimo.

Este homem no episodio da narração estava entre a luta e o desespero de ser ou não curado. O que fez pronunciar duas grandes sentenças que o paralisaram em sua ação da alma:

1) Não tenho homem algum. Ele percebeu que mesmo os outros tendo os seus problemas, na verdade ninguém estava ai com ele. O que este homem passa é que ele chega a um momento que conclui que não vai mais, por causa dos outros.
Aqui mora um perigo crônico entre muitas pessoas que pensam que sua vida não vai para á frente por causa do outros.
É bem verdade que por causa de uns e outros podemos até ser prejudicados, mas não são os outros que irão nos engessar.

Existem pessoas que acreditam que não vai para frente por causa do cônjuge.
Outras pessoas acreditam que não vão para frente por causa da namorada (a).
Outras pessoas acreditam que não vão para frente por causa do noivo (a).
Outras pessoas acreditam que não vão para frente por causa dos pais.
Outras pessoas acreditam que não vão para frente por causa dos parentes.
Outras pessoas acreditam que não vão para frente por causa dos invejosos.

Este homem acreditava que “homem algum” poderia lhe ajudar.

Aqui está o problema crônico de anos, o de pensar que “homem algum” poderia lhe ajudar.

A beleza da narração nos encanta quando de forma sobrenatural ele é curado pelo “Homem”. A narração diz que quando lhe questionaram sobre que homem o havia curado, ele nem sabia quem era o “Homem”. Mas depois Jesus o encontra e lhe encoraja a viver a partir de agora uma vida normal agradando a Deus com suas duas pernas boas, e depois disso ele foi anunciar aos judeus que Jesus era o que o curara.

2) A segunda sentença é que quando ele ia, outro ia antes dele. Você já esteve em uma porta de um consultório médico e quando chega a sua vez vem outro na frente? Consegue mensurar o burburinho que havia ali? Um cego dizendo: Agora eu vou, e não havia manco que o passava. Ou um manco dizendo: Agora é minha vez, e não havia cego que o passasse, e assim era o momento de cada um diante do mover das águas. Se arrastar, se sentir impotente, revirar-se de um lado para o outro na cama e pedir ajuda e ninguém responder é duro. O mais difícil desta cena é quando ele com muito esforço conseguia se apoiar e chegar bem á ponto de pular, e de repente outro passa ele, outro o tira do caminho da cura, outro entra enfermo e sai curado na sua frente, e as águas novamente paravam de ser agitadas.
Talvez, aquele dia foi um dia crucial em sua vida, em que depois de inúmeras tentativas ele conclui que não havia possibilidade alguma de ele conseguir o que desejava, pois percebia que os necessitados só multiplicavam, não havia ninguém para controlar a vez das pessoas e na verdade era cada um por si.

É maravilhoso saber que o Salvador, o homem da Galiléia aparece no momento certo. Não existem casos perdidos para Jesus. Até parece ser cômico, quando todas as possibilidades se findam e nossas conclusões são tiradas, lá vem Ele olhando, e tirando um raio-X de toda a vida, pois percebeu que o estado em que estava deitado já fazia muito tempo, e com a pergunta direcionada unicamente ao homem lhe diz “Ei você, quer ser curado?” 

O meio para a cura que estava na mente do paralitico era o tanque com as águas em movimento, logo pode ter passado pela sua cabeça o seguinte:

a) Ele vai afastar á todos daqui e me pegar no colo.
b) Ele mandará seus discípulos fazer um cordão humano, para ninguém passar antes de mim.
c) Ele chamará o anjo para movimentar ás águas e me jogará e sairei curado.

Então vou responder sua pergunta assim:

“...Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”

Esta cena é incrível, pois Jesus não responde a seus argumentos como que dizendo: É meu filho, a vida é assim mesmo, uns ...e blá, blá. Com Jesus não tem Blá, blá, bá. 

A presença de Jesus no dia deste homem nos ensina:

1) É hora de se mexer. Mas não se mexer para ir ao tanque, era para se mexer colocando força para levantar. Era hora de estalar o corpo, hora de esticar. Hora de reagir. Hora de se mexer com o poder da Palavra.

2) É hora de levantar. Mas não para levantar se apoiando em alguém, era se levantar sozinho. Jesus estava dizendo: Vamos você pode. Você consegue. Você tem o Meu apoio. Levanta.

3) É hora de revolucionar. Eu? Talvez dissesse um homem que a trinta e oito anos foi visto por baixo, foi visto deitado. Jesus diz: Sim você. Tome sua cama e ande. É tempo de revolução. Tempo de mostrar a grandeza de Deus. Tempo de dizer o que Ele fez. Tempo de mostrar os seus sinais. Não importa se o dia é sábado, o que importa é este é o dia que o Senhor fez para você. Vamos ande. Vamos celebre. Vamos adorar.

4) É hora de se aproximar de Deus. Como alguns, que naqueles dias recebiam cura e não agradecia, com este foi diferente, ele preferiu ir ao templo. No templo ele viu o favor de Deus. Não temos na narração, o tempo deste milagre até Jesus o encontrar no templo, e Jesus lhe dá uma solene recomendação, que a partir daquele dia, olhasse para sua vida com muito cuidado, afim de não viver pecando e desagradando á Deus, afim de não vivenciar algo pior que é partir deste mundo bem com duas pernas, mas ter um destino eterno trágico.

Está narrativa bíblica nos ensina que não é de movimentos que precisamos, não de culto a anjos que precisamos, não é de confiança absoluta em homens que precisamos, não é de nossa agilidade, conhecimento ou habilidade que precisamos, nós precisamos de Jesus. De seu amor que não falta, de Sua Palavra que é poderosa. E de Seu cuidado que é sem fim. Eu preciso acreditar que Ele não desiste de mim, independente de minhas conclusões.

Não é tempo de se martirizar pelo que tem passado, é tempo de celebrar do que Ele nos tem livrado.

Você se quer ser curado?

Qualquer que seja o dia, já é hora!

Fernando Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário