02/08/2014

COMO ENXERGAR PROVEITO NAS COISAS QUE ACONTECEM.

Fl.1:12 E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho.

O que leva uma pessoa á relatar que as coisas que lhe aconteceram lhe serviram de proveito?

Quero pensar nisso hoje: COMO ENXERGAR PROVEITO NAS COISAS QUE ACONTECEM.

Quer sejam coisas boas ou ruins, todas elas tem o seu proveito. Por um lado temos as coisas boas que em muitos casos para serem vistas como boas hoje, muito sacrifício foi dado, por outro lado as coisas ruins, nos serviram para indicar o livramento, para mostrar que ainda não é o tempo por muitas razões, e porque não dizer que pelas coisas ruins, como situações de perdas, enfermidades, privações, desligamentos, alvo de calúnias e dentre outras, nos serviram para mostrar que existe um propósito maior em tudo isto.

Estou escrevendo a um público de leitores seletos, que em resumo entendem que: Em tudo Deus tem o seu propósito, ou que percebe que: Deus sabe o que faz.

Se perguntar a você como se tira proveito de uma tempestade, talvez você não saberia responder, pois a primeira coisa que eu também faria era esconder-se da tempestade. Logo como enxergaríamos um proveito no momento da tempestade se nosso rosto, nossos olhos e nossos corações se fecharam para tudo o que acontece lá fora?

O que quero dizer com isto? É que quando as coisas que acontecem; temos o costume de correr dos acontecimentos, somos seletivos em viver e contar só o que funciona e acontece de bom.
Não estamos conseguindo enxergar como deveríamos quando as coisas acontecem, se o que está acontecendo nos dará uma ou mais lições. Permita-me lembrar-lhe, no ministério de Jesus, em tudo, ele viveu tirando lições e passando aos outros.

Nossa estadia na terra não não se limita apenas em lutar pelos nossos projetos, comer, beber, vestir-se satisfazer, mas em aprender com tudo. Nossa vida é um conjunto de coisas que acontecem por um propósito.

Eu penso em um Deus contente, com pessoas como Paulo não só nesta carta, que demonstra que existe um propósito nas coisas que acontecem e principalmente quando se percebe que o proveito é para o Reino de Deus. O que dizer de José quando em Gn.45:8 declara que Deus foi o mentor em todos os acontecimentos de sua vida, fazendo-o estar, onde não pediu para estar? O que dizer do Salvador, do Jesus de Nazaré, que mesmo sendo Deus, abriu mão, ainda que sabendo de todas as coisas que passaria; tudo porque pensava em nós?

Se você quiser enxergar proveito das coisas que lhe acontecem tome nota de alguns pensamentos:

1) Levante a cabeça, limpe os olhos que são a janela da alma, e veja a situação com um coração quebrantado em Deus.

2) Lembre-se que sua atitude em meio as coisas que acontecem afetam diretamente quatro pessoas:

a) Deus – Porque você pode estar sendo testado(a).
b) Você – Mostrará sua fé, como fidelidade e caráter.
c) Os outros – Existem pessoas que nos tem como exemplo.
d) O diabo – Ele é um acusador nato junto com seus demônios.

3) Alimente-se da certeza que Deus está lhe dirigindo aos Seus planos, independente das coisas que tenha que passar.

4) Exclua qualquer expectativa de que as coisas que acontecem visam o seu próprio proveito.

5) Viva o propósito maior de sua contribuição na terra: O proveito do evangelho.

Que Deus lhe abra a mente para enxergar as coisas sob o prisma do propósito do proveito do evangelho.

Deus te use sob maneira em qualquer que seja o tempo e de como as coisas tem acontecido em sua vida.

Paulo inicia o texto mostrando o seu desejo em querer e tornar a todos seu senso de entendimento ao maior de todos os propósitos, que é o de viver para contribuir no avanço de um evangelho proveitoso e satisfatório.

“E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho.”

Fernando Cardoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário