02/08/2014

É COM VOCÊ QUE EU VENCER

1Sm.22: 1 Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. 2 E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
O Momento para Davi era de fuga, e pense quem vai para uma caverna o mínimo que se espera, é que ele queria abrigo, sossego, porém, sabendo em que caverna ele estava o irracional acontece. Se aproximam dele pessoas com problemas também, e a lista segue: Em aperto, endividado e de espírito desgostoso, e olha que não eram poucos.
Mesmo na caverna, ele se dispõe a ser chefe deles. É aqui que me permito a pensar sobre a maneira como Davi lida em esquecer seus maiores problemas e resolve atentar para trazer alivio aos que estavam em aperto, endividados e com desgosto bem estampado. Quem sabe? Ali na caverna não saiu uma de suas canções recebidas em sua época de pastoreio:
"Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver. Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma! Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia.” Sl.116:1-5
Somente uma boa palavra pode fazer com que pessoas com problemas voltem a viver, voltem a querer lutar, voltem a querer sonhar, voltem a querer construir.
Foi exatamente isto que aconteceu, os que antes estavam sendo sufocados pelas suas dificuldades, Davi dentre alguns constituiu chefes, lideres.
Para resumir a reflexão da semana, imagino que quando Davi contemplou algumas vidas com alguns problemas, ainda que bem pessoais, ele tinha esta palavra para cada um: É COM VOCÊ QUE VOU VENCER!
Davi não via neles guerreiros para lhe proteger, mas via neles uma capacidade de também vencerem individualmente.
Davi gerou neles uma mentalidade de campeões em meio aos apertos, em meio ás dívidas e principalmente no íntimo de cada ser a vontade de ter gosto pela vida.
É com você que vou vencer.
Pense em sempre ter esta palavra para cada membro do grupo:
É com você que vou vencer!
Fernando Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário